browser icon
Você está usando uma versão insegura do seu navegador web. Por favor atualize seu navegado!
Usando um navegador desatualizado torna seu computador inseguro. Para mais segurança, velocidade, uma experiência mais agradável, atualize o seu navegador hoje ou tente um novo navegador.

Informações Voluntarios

Voluntario Ubuntu EcoVila, Canavieiras Bahia Brasil

4: Informações interessantes e importantes para Voluntários e Visitas da Ecovila Ubuntu ou dos projetos da Arca Daniel & Bio-academia Ubuntu.

 

Vôos da Europa para Salvador – Bahia & Percurso até a EcoVila

Existem vôos diretos da Alemanha (Frankfurt) ou Suíça (Zurique) para Salvador, Bahia, ou via Portugal. Da Itália existem vôos até Porto Seguro. Os que chegam via Salvador devem pegar um táxi do Aeroporto até a Rodoviária. O tempo do percurso é de aprox. 40-60 minutos. As 22h00 sai o ônibus da Viação Águia Branca direto para Canavieiras, onde alguém da EcoVila os levará ao EcoVila, mas se a pessoa souber, poderá parar na altura da vila.

O tempo de viagem de Salvador a Canavieiras é de 8 horas e recomenda-se levar um travesseiro e roupa de frio ou uma manta (pelo ar condicionado). O preço é de aprox. R$ 160,00.

Quem chega via Porto Seguro poderá ter uma viagem pitoresca e aventureira. Primeiro deve pegar o bus até a cidade de Belmonte, sendo que para chegar até lá vai ter que fazer uma baldeação e pegar a balsa. De Belmonte um barco o levará direto a Canavieiras, em aprox. 2 horas. Será um passeio inesquecível em meio a uma natureza intocada, mas que em caso de chuva vai lhe deixar molhado, por isso recomenda-se levar uma capa de chuva e plástico para proteger suas malas e pertences.

Vistos de Turistas para Europeus

O único documento exigido é o passaporte. Os visitantes vindos da Europa não necessitam de visto para entrar no Brasil, recebendo um visto de turista de 3 meses, sendo que os Suíços podem solicitar uma prorrogação de mais 3 meses; não sei como funciona para Austríacos – favor se informarem.

Vacinas

Para Bahia e a maioria dos estados do Brasil não se exigem vacinas.

Câmbio de moeda estrangeira em Reais

O melhor é trocar sua moeda por Reais no Aeroporto de Salvador, pois em Canavieiras não existe a possibilidade de troca e na cidade mais próxima de Ilhéus o câmbio não é muito atrativo. O melhor ainda são cartões de créditos ou cartões especiais com certa quantia de dinheiro que também são, via de regra, assegurados, assim pode-se retirar nos Caixas Automáticos dinheiro em papel, com boas taxas de câmbio e baixos custos operacionais. Pelo que eu sei, tais Cartões especiais permitem o valor máximo de 20 mil Euros ou Francos Suíços por cartão. Por outro lado, atualmente é comum poder retirar até mil Reais por dia, usando um cartão de débito de seu banco, nos diversos caixas automáticos. Informe-se no seu banco. Raro é poder pagar algo aqui em Dólar ou Euros e se puder, vai ter prejuízos em termos de taxas de câmbios praticadas.

UbEcos

A organização Ubuntu Brasil trabalho internamente com uma moeda própria, a UbEcos (Ubuntu Ecos). Com esta moeda pagamos nossos ajudantes e vendemos diversos produtos que não se classificam como sendo de natureza essencial. Produtos essenciais são todos os que necessitamos para nossa sobrevivência e estes são oferecidos sem custos. Para os não membros de Ubuntu existe a possibilidade de trocarem sua moeda por UbEcos com os quais podem então adquirir produtos e serviços. O valor da troca é equivalente ao Real e as taxas de câmbio para Euros e Francos Suíços serão reajustadas mensalmente.

Com UbEcos podem ser comprados produtos, fazer férias, ou adquirir casas na Ecovila. Assim oferecemos a todos os ajudantes a possibilidade de adquirir um espaço na comunidade através de seus serviços ou fazer férias. Também existe a possibilidade de comprar UbEcos como forma de ajudar nossa causa, os quais poderão ser presenteados ou então trocados aqui.  Sendo que dentro da comunidade só poderá se usar a moeda UbEco, os quais poderão ser adquiridos na Administração.

No momento ainda não temos notas de dinheiro ou moedas – os valores serão creditados e controlados através de contas. Mas, já antevemos que vamos criar notas e moedas em materiais naturais.

Para mais informações dirijam-se a Administração, Depto. UbEcos.

Clima

Aqui predomina um clima levemente tropical, mas não muito úmido, o qual age como um bálsamo de modo geral. Temos temperaturas entre 20 a 35 graus e apesar de que existem alguns dias mais quentes durante o ano, são poucos os que atingem o valor máximo de 35, ou o mínimo de 20. Normalmente as temperaturas oscilam entre 25 e 30 graus acompanhados de eventuais chuvas, mas curtas. Aqui não temos catástrofes naturais ou ventos fortes e, em minha opinião, temos o melhor clima do mundo com o menor número de efeitos negativos.

O que pode provocar certo desconforto no início é o sol quente quando não se tomam algumas precauções. De acordo com a sensibilidade e a época do ano deve-se atentar para o uso de filtros solares. Pessoas sensíveis deveriam passar os primeiros dias à sombra para se aclimatizarem. Mas logo que a pele tenha adquirido um tom bronzeado, pode-se curtir o sol em banhos cada vez mais prolongados, no entanto recomendo evitar o sol ao meio dia, mas na parte da manhã ou final da tarde o sol é muito agradável e saudável.

Os filtros solares devem ter, no início o Fator 40 até 50 e devem ser repassados a cada hora. Quem se encontra na água ou sobre a água deve usar SEMPRE um bom filtro solar. Nos cuidados pós sol, recomendamos produtos a base de Aloe Vera com Propolis.

Natureza e Animais

As matas estão cheias de vegetação e vida e nela vamos encontrar, aranhas, cobras e pequenos crocodilos. No entanto, em vários anos nunca me defrontei com tais animais numa situação de perigo. Também na praia não existem animais perigosos – talvez a cada dez anos se veja algum tubarão. Existem sim os venenosos peixes e as agua vivas mas raramente ocorrem ferimentos em função deles.

No geral pede-se para tomar cuidado, mas não existem motivos para se ter medo.

Para passeios nas matas sempre teremos um guia disponível para novatos. O que poderá molestar a maioria são os mosquitos, principalmente nos manguezais. Mas para os mosquitos normais, basta vestir-se de modo adequado, com calças e blusas de mangas, de material leve, bem como alguns produtos naturais a base de citronela ou similares – já os produtos químicos da Europa não tem se mostrado muito eficientes.

Animais de estimação

Todas as companhias aéreas permitem atualmente o traslado de animais domésticos como cães ou gatos. Pergunte ao seu veterinário sobre as vacinas exigidas. Para a Suíça necessita-se apenas de um atestado de saúde. A entrada no país é simples. Depois pode-se transportá-lo via ônibus, desde que, como em todos os lugares, os animais estejam acondicionados devidamente.

Na EcoVila podem-se trazer animais, mas em se tratando de visitas curtas sugerimos evitar trazê-los, pois nos movimentamos muito na natureza e para os animais isso pode representar um esforço quanto a aclimatização, tanto em termos da vegetação quanto dos insetos e o calor. Mas quem pretende ficar mais tempo poderá trazer seu animal de estimação. Também deve-se ter em conta, que os animais já existentes, pertencentes ao Camp, sempre vão lutar pelo “seu” território. Por isso um período de aclimatização geral é tão importante. Com prazer ajudaremos para que a integração ocorra da melhor forma possível. Também deve-se ter em conta que aqui os animais exigem mais atenção e cuidados em geral.

Saúde

Aconselhamos checar com previdência privada se ela também cobre eventuais custos durante férias no exterior.

Caso não, provavelmente há a possibilidade de efetuar um seguro temporário. Quem precisa de medicação deve trazer junto pois aqui temos um acesso precário a medicamentos. No entanto, no Brasil existe um serviço médico sem custos o qual também pode ser usado por estrangeiros. Em casos mais sérios recomenda-se o uso de hospitais privados os quais atendem somente mediante pagamento antecipado, mesmo que via cartão de crédito. Para acidentes e doenças leves fazemos uso dos hospitais de Ilhéus, Itabuna ou Salvador. Igualmente  para tratamentos dentários e terapias nos deslocamos até uma destas cidades e, nestes casos, também pagos.

No Camp temos um enfermeiro alemão e uma terapeuta brasileira, os quais, com seus bons conhecimentos, podem solucionar a maior parte dos problemas. Também fazemos uso da medicina natural e de curas espirituais. De acordo com nossas experiências, a maioria das doenças trazidas pelos nossos visitantes são curadas em um curto espaço de tempo. O clima e o mar fazem milagres e o prazer de estar em contato com a natureza e a liberdade que disso resulta, são os principais agentes curadores da alma. A alimentação natural e água pura também realizam sua parte neste pacote “miraculoso”.

Alimentação na EcoVila Ubuntu

Nós temos uma cozinha comunitária que prepara todas as refeições e que é responsável pelo seu preparo.

Nossa cozinha prepara pratos típicos baianos, bem como vegetarianos. Também vamos ter uma cozinha internacional que agradará a todos. Nós comemos muitas saladas, legumes, frutas, peixe, raízes como mandioca. Os menus são preparados pelo pessoal responsável pela cozinha e pratos específicos precisam ser discutidos. No entanto, acreditamos que temos algo a oferecer para todos os gostos. Caso alguns não consigam, no entanto, se satisfazer com nossos pratos, podem usufruir dos restaurantes da cidade vizinha Canavieiras. Nós cuidamos para oferecer uma nutrição saudável e balanceada, mas não temos estrutura para satisfazer necessidades ou desejos personalizados. Priorizamos que muitos alimentos sejam consumidos em sua forma o mais natural possível. Deste modo também usamos plantas e flores não convencionais em nossas refeições. Para todos os voluntários e estagiários as refeições não tem custos, no entanto, não olhamos com bons olhos o desperdício. Quanto a líquidos oferecemos e temos chás, sucos de frutas, água de coco e nossa água direto da fonte. Outras bebidas podem ser solicitadas, mas não estão inclusas em nossa oferta sem custos. Por ocasião de festejos especiais oferecemos um mix de bebidas alcoólicas com frutas, mas ficamos felizes se todos se mantêm dentro de um limite saudável. Fundamentalmente somos contra visitantes bêbados e que não conseguem se manter dentro de limites. Estes podem festejar em Canavieiras ou na praia.

Idiomas

Na EcoVila nos falamos alemão e português. Quem quiser aprender português tem a chance de tomar e horas aulas diárias. Em geral falam português, fora os emigrantes da Europa que a gente sempre de novo encontra nas praias. Inglês é um idioma estrangeiro que a maioria aqui não fala e nem entende.

Cláusula de Responsabilidade

Visitantes, voluntários ou estágios de nosso campo, são responsáveis por si, incluso em caso de passeios e viagens. Nós cuidamos para que haja segurança máxima em forma de guias e informações. Mas cada um deve ver seus limites e respeitá-los em todos os ambientes e atividades. Naturalmente estamos disponíveis para prestar ajudas e vamos dar nosso melhor para solucionar eventuais problemas da forma mais rápida possível

Voluntario Ubuntu EcoVila, Canavieiras Bahia BrasilO que nossos voluntários devem trazer

De acordo com a tarefa aqui a realizar, seria bom checar o que vai precisar para realizar a mesma. Aqui segue uma lista do que seja importante e essencial. Muitas coisas podem comprar aqui, mas, via de regra, o que pode ser trazido tem melhor qualidade e atende melhor as suas necessidades.

 Roupas/Vestimentas:

É importante ter tanto vestimentas leves, bem como algumas robustas quanto a calças e sapatos. Por exemplo, quem quiser passear no mato precisa de sapatos estáveis e confortáveis, para proteger os tornozelos. Para a noite sugerimos roupas leves, que permitam a oxigenação e que cubram braços e pernas. Uma capa de chuva leve também é recomendável. Importante também é algo que tampe a cabeça e ofereça certa proteção contra o sol e em geral, igualmente um chapéu ou similar que proteja a nuca em todo serviço a se realizar sob o sol. Evidente que aqui precisamos também de bermudas e trajes de banho bem como de chinelos apropriados. No campo e no mato usamos, quase sempre, botas de borracha os quais protegem contra mordidas e machucados diversos. Assim aconselho aqueles que queiram frequentar regiões mais selvagens a trazer botas sem forro. Óculos de sol somente são bons se foram testados e aprovados, pois as de qualidade duvidosa mais prejudicam que protegem. O que também é essencial para todos, trazer uma mochila robusta, que protege contra chuva e que possa ser fixada em volta da barriga. Aos que tem mãos sensíveis, tragam luvas.

Aparelhos digitais e similares

Para documentar sua visita sugerimos uma máquina fotográfica ou filmadora. Temos internet e, portanto, um laptop também pode ser útil para documentar seus estudos. Nós sempre estamos a busca de laptops usados, aparelhos fotográficos, filmadora com um bom zoom e HD externos, bem como suportes (tripés) para câmaras, os quais podemos adquirir via compra. Portanto, caso tenha algo assim, traga o material junto da Europa com um preço acessível, mas antes nos contate quanto às necessidades atuais e quanto ao nosso orcamento.

Ferramentas

Quem se inscreveu para participar dos projetos da área de construção pode trazer suas ferramentas para madeiras ou para trabalhar no viveiro. Também diversos aparelhos de medição, como de nível de água, para medir o PH, distâncias, GPS, e outros, são sempre bem vindos e também temos interesse em adquiri-los, mas sempre pergunte antes se o interesse por determinado aparelho ainda existe ou se já os adquirimos, etc.

Drones

Faz tempo que estamos buscando alguém que tenha um drone com um bom mecanismo de comando à distância para que possamos filmar a região de cima. Não é fácil andar pelo mato sem saber aonde vamos parar. Um drone será de grande ajuda. Caso ele ainda tenha a opção de registrar as coordenadas isso também seria um dado importante para nossas medições. Caso você tenha um drone nos comunique, por favor. Gratos.

Outros elementos importantes

Farolete com baterias recarregáveis, garrafa de água, livros tratando de nossos temas, tudo isso é interessante.

 

Outras informações e reservas via e-mail: arca@web500.com.br

Tel. & Whatsapp: 0055-73-99830-5058  |  Status Março 2017 – DK


Agradecemos Helena Schaffner pelo tradução: | https://www.facebook.com/helena.schaffner.7  helena.schaffner@gmail.com