browser icon
Você está usando uma versão insegura do seu navegador web. Por favor atualize seu navegado!
Usando um navegador desatualizado torna seu computador inseguro. Para mais segurança, velocidade, uma experiência mais agradável, atualize o seu navegador hoje ou tente um novo navegador.

A – Infos português

Voluntario da EcoVila Ubuntu em Canavieiras Bahia BR Ubuntu EcoVila São Bento II Canavieiras - Bahia - Brasil

Seja bem-vindo no Ubuntu Brasil

Procuramos pessoas de todas as idades que gostariam de ajudar como Voluntários na construção da primeira comunidade da Eco Vila Ubuntu.

> Opções para Voluntários 2017   
> Opções de Lazer Canavieiras   
> Informações importantes      
> Construção de Casas na EcoVila  > Atividades EcoVila  

 

Opções de Serviços Voluntários em 2017

A: Escola Botânica – Viveiro de Plantas

Aqui lidamos com o  desenvolvimento de mudas de plantas de todos os tipos, principalmente de árvores frutíferas e do gênero  úteis para o reflorestamento inteligente, bem como do tipo especiarias e plantas medicinais. Além disso, aqui são cultivadas as mudas para o jardim e para temperos.

Condições gerais

Os voluntários ajudam pelo menos 4 horas por dia, 2 horas no início da manhã enquanto ainda está fresco e 2 horas à noite antes de anoitecer. O lazer pode ser gasto na praia, no camp, no ambiente tropical ou na praia. Todos ganham acomodações, refeições e 25 UbEcos (ver mais aqui) por hora. Período mínimo de: 1 semana = 6 dias e um dia de folga.


B: Ubuntu, Bio construções criativas de casas com base na natureza

Aqui nós construímos casas com o uso de técnicas diversas. Construímos com vários materiais naturais, como argila, madeira, bambu e fibras naturais, bem como com elementos convencionais, como tijolos e telhas. As casas são construídas de forma ampla e são equipadas com eletricidade, água encanada bem como uma cozinha, quartos, sala de estar, instalações sanitárias e uma varanda espaçosa. Algumas casas são construídas a uma altura de cerca de 2 metros, outras diretamente no chão. É também com uma cúpula geodésica no super adobe. Ao lado das casas construiremos um forno comunitário para o cozimento do pão, defumação, espaço para armazenamento, instalações hidráulicas, rios para a piscicultura, e muito mais.

Em primeiro lugar será construído um centro comunitário, com muito espaço para uma cozinha compartilhada e espaços de reunião informal e para cursos, bem como sanitários e de um centro de comunicação e  de administração. Veja os edifícios planejados (link).

Cada casa tem um mestre de obras próprio o qual vai repassar aos seus estudantes e visitantes a sua técnica.

Quem já tem experiências com a construção de casas ecológicas pode candidatar-se a ser um construtor ou assistente. Quem tiver também pode trazer suas  ferramentas. Todas as etapas da construção serão  documentadas de forma detalhada e repassadas aos participantes. média de construção de uma casa, incluindo a parte interna.

Condições gerais

Conhecimento prévio não é exigência, no entanto, estamos sempre à procura de pessoas que já possuem  experiência para  melhoria de nosso próprio cabedal de conhecimentos.

Serão necessários bons calçados, calças compridas e proteção contra o  sol (chapéu e similares). A atividade de trabalho dos voluntários é de pelo menos 6 horas por dia, 3 horas na parte da manhã e 3 horas antes do por do sol. Trabalhamos 6 dias por semana e um dia é livre para todos. O tempo mínimo é de uma semana.

Todos os funcionários receberão  25 Ubecos (Moeda interna da Ecovila Ubuntu, (link UbEcos) por hora e tem, logicamente, comida e alojamento gratuito.

Veja os vídeos:

> A casa piloto   |  > Uma viagem na Bio Construção Ubuntu


C: Horta de legumes e ervas

Para nossa comunidade e membros produzimos vários vegetais, ervas e especiarias. Para tal vamos construir espaços atrativos incluindo  plantas hidropônicas. A partir de  março de 2017  iniciaremos a construção desses espaços e os primeiros cultivos. Os voluntários vão plantar, cultivar, colher e preparar a entrega ou processamento. Procuramos pessoas que gostam de trabalhar com terra e plantas, e que possam fazer as entregas  aos associados e no mercado local. Quem já possuir experiência na área também poderá nos dar ideias, o que será muito bem vindo.  Produziremos tudo baseados 100% na  permacultura e nos conceitos de agrofloresta e diretrizes da escola Arca Daniel.

Condições gerais:

Voluntários deste setor trabalham de 4 a 6 horas por dia ou 8 horas em dias de vendas no mercado. Começamos nossas atividades sempre no início da manhã enquanto é fresco.

Voluntários recebem 25 UbEcos por hora de trabalho, acomodações e refeições (Veja mais sobre UbEcos)


D: Engenharia fluvial para a piscicultura

Nossa bio academia Ubuntu  se ocupa 100% com a criação de peixes baseados no bio sistema permanente DK. O Sistema Biopermanente implica em copiar a natureza, com a construção de projetos fluviais e a inserção de plantas as quais mantém a água viva e limpa. A ideia é fornecer aos peixes um habitat o mais natural possível para que sejam saudáveis e férteis.

Para esta atividade também procuramos pessoas como ajudantes. As tarefas implicam em  bastante trabalho físico com o apoio de cavalos e maquinários.

Os ajudantes vão aprender noções básicas de reprodução natural dos peixes no sistema bio permanente, de como tratar água e como recriar a natureza de tal forma que ela realize suas funções de forma harmônica.

Condições gerais:

Não será necessário ter conhecimentos prévios e todos os envolvidos receberão uma documentação dos projetos. As primeiras estruturas serão iniciadas a partir de maio de 2017

Participação mínima de 2 semanas. Os voluntários trabalham 5 dias por semana e têm 2 dias livres. Trabalhamos 7 horas por dia;  4 horas na parte da manhã e 3 horas à noite. Será necessário ter um bom calçado, proteção solar e botas de borracha.

Voluntários recebem 25 UbEcos por hora de trabalho, acomodações e refeições (Veja mais sobre UbEcos)


E: A cozinha

Manteremos uma cozinha comunitária que sempre vai precisar de ajuda. Buscamos homens e mulheres que tenham prazer e alegria no manejo da cozinha, com ou sem experiência, mas com desejo de aprender como montar menus vegetarianos e pratos à base de peixes, crustáceos, moluscos e pratos tradicionais. Também vamos oferecer pratos à base de “pancs”, plantas selvagens não convencionais e que não são obtidas no mercado. E sim, também vamos oferecer pratos da tradicional cozinha baiana e internacionais. Prezamos pelo preparo delicado, saudável e criativo dos pratos. Um ponto forte será o preparo de peixes e crustáceos os quais existem em abundância na região. A maior parte será preparada em fogão à lenha, mais tarde também em fogão à gás, mas só parcialmente.

Também vamos ter uma câmara de defumação administrada pela cozinha. Demais tarefas partes da cozinha são a lavagem, limpeza e conservação  de todos os ambientes relacionados a cozinha, incluindo os locais de armazenamento à seco ou refrigerados, bem como o processamento, armazenamento e preparo para posterior venda, de todos os produtos partes da cozinha incluindo peixes, crustáceos, aves, carnes em geral, legumes, verduras e frutas.

Os principais clientes serão os nossos associados (membros), professores de cursos, participantes dos cursos e visitantes.  O sistema será self service, mas assistido pelo pessoal da cozinha.

Condições gerais

É preciso levar em conta que o pessoal da cozinha precisa estar disposto a levantar as 4h30 para preparar a primeira refeição de algum grupo e pelas 21h00 o último.

O trabalho se dará em dois turnos: um de manhã e outra da tarde à noite, com uma média de 6-8 horas.

O tempo mínimo é de 2 semanas e 6 dias por semana.

Voluntários recebem 25 UbEcos por hora de trabalho, acomodações e refeições (Veja mais sobre UbEcos)


F: Artesanato

Nossa natureza é rica em materiais dos quais se podem processar produtos artesanais, que serão usados para presentes, publicidade e intercâmbio. Quem tiver experiência na área é muito bem vindo. Não existem produtos fixos, trabalhamos com coco, fibras de dendê, ossos de peixes e escamas, tudo o que a natureza oferece e também com linho e cores. Telas de linho, cores e outras ferramentas devem ser trazidas. Nossa comunidade organiza a cada semana um bazar em que são apresentados os artistas e suas obras.

Condições gerais:

Artistas podem revezar seu trabalho voluntário com outras atividades. Um pessoal interno vai solicitar aos interessados um portfólio e oferecer um trabalho voluntário dentro da Ecovila, bem como prestará ajuda na realização de suas tarefas. Envie-nos uma ideia de suas obras e em qual período você gostaria de vir. Também existe a possibilidade dos artistas apresentarem suas obras em nosso site e realizar um vídeo de suas obras. Para isso uma equipe multimídia será consultada que tomará parte das decisões inerentes ao projeto. Acreditamos que estar aqui será uma oportunidade muito interessante para muitos artistas expressar sua arte em meio a uma natureza tropical e em meio a pessoas afins.

Artistas bem como músicos ou artistas do setor multimídia ainda não poderão  fazer parte da equipe interna da EcoVila de modo a se responsabilizarem por esta área No entanto poderão se candidatar com produções que são interessantes para nosso projeto e nós buscaremos uma solução para uma estadia entre nós.

Para esta área não existem precondições quanto a tempo e tarefas, em contrapartida confiamos que seja um tempo produtivo e criativo em suas atividades como voluntárias. Os artistas voluntários também levam suas obras para nossos locais de venda e pontos de informação. O artista recebe a metade do valor arrecadado em bônus UbEcos.


2: Opções de Lazer

O que fazer no tempo livre!

O tempo livre pode ser usado de diversas maneiras. Poderão ser visitados outros projetos, passeios na natureza tropical,  curtir as praias da Ilha de Atalaia, passeios de barco, etc.

Na praia existe uma cabana disponível com infra-estrutura para almoçar e tomar uma ducha. Nestas cabanas também vamos vender nossos produtos e serviços. O transporte será organizado de forma coletiva ou então se pode utilizar o ônibus que passa em frente da EcoVila.


Passeios na natureza devem ser realizados em grupos com um guia para os novatos, mas no espaço de 400 mil m² todos podem se movimentar livremente – também há uma mata de aprox. 170 mil m² disponível, nos quais vamos abrir caminhos para uso geral. Também estes passeios devem ser realizados em grupos com um guia para garantir a segurança. Mas, claro, também pode-se curtir uma água de coco embaixo de alguma sombra!

 

 


Visitas a cidade de Ilhéus

De acordo com a demanda podemos organizar visitas a cidade histórica de Ilhéus – que fica a aprox. 115 km de Canavieiras – para ver os pontos turísticos e visitar o mercado local. Neste caso trata-se de passeios diários, feitos com transporte coletivo e despesas por conta do interessado.


Passeios de barcos

Nossa região é rica em rios e mangroven, podendo-se organizar passeios a diversos locais, com botes ou barcos alugados, correndo a despesa por conta do interessado. Assim pode-se visitar Belmonte, uma pequena cidade perdida no tempo, que fica próxima a Porto Seguro. Lá podemos visitar um atelier de cerâmica, que trabalha com métodos tradicionais e produz diversos objetos artesanais e uso doméstico. Caso haja uma demanda maior, alugaremos barcos maiores, os Katamoran, para apreciar a fantástica flora fluvial e os locais que tem a argila terapêutica. Para isso precisamos de no mínimo 20 pessoas. Este passeio dura o dia inteiro e o almoço será servido no Katamoran. Os custos giram em torno de R$ 50,00 a R$ 70,00 por pessoa incluindo o almoço.

Também existe a possibilidade de fazer o mesmo passeio com um barco de pescador, o qual inicia bem cedo e termina no dia seguinte de madrugada.


Visitas a fazendas

Em caso de interesse também podemos visitar fazendas, com plantações de cocos, frutas tropicais diversas, como cacau, ou criação de camarões.

Outra opção é a visita a Cavernas e a Lagoa Dourada onde antigamente se lavava ouro.

Outras opções que se apresentarem iremos publicando.

UBUNTU ARCA Daniel BrasilienA este respeito achará mais dados nos vídeos:

Como funciona o financiamento: https://youtu.be/vNhowcChtnQ

Mais sobre os Projetos: https://youtu.be/-XShSLdAm34

Projeto do „Reflorestamento Inteligente PRI” e  educação Eco-Pioneiro: https://youtu.be/67nfc_-bER0

A filosofia do projeto: PDF  https://drive.google.com/open?id=0Bx2qE_HpvgVDeUpiVEhJaGNYVjg  

Site oficial: WWW.arca.web500.com.brwww.ubuntu.web500.com.br

Facebook: EcoVila Ubuntu: https://www.facebook.com/ecovilaubuntu/

Arca Daniel: https://www.facebook.com/arcadanielbrasilien/?ref=bookmarks

Ubuntu Brasil: https://www.facebook.com/UbuntuMovimentoBrasil/?ref=bookmarks

Bio Academia Ubuntu: https://www.facebook.com/Bio-Academia-Ubuntu-1821291101462878/   

Administração: Arca Daniel, Rua Manoel Diolino, Canavieiras Bahia Brasil Tel & Whatsapp: ++55-73-99830-5058 E-mail: arca@web500.com.br  

Responsável: Daniel Konzett, Fundador Arca Daniel & Ubuntu Brasil – Tel & Whatsapp: 0055-73-99830-5058  


Vejo mais  informações importantes aqui:

> Opções de Lazer Canavieiras   |   > Informações importantes   |  > Construção de Casas na EcoVila

 

Agradecemos Helena Schaffner pelo tradução: |

https://www.facebook.com/helena.schaffner.7 helena.schaffner@gmail.com