Livro | BIODINÂMICA NO RITMO SIDERAL DA LUA

BIODINÂMICA NO RITMO SIDERAL DA LUA :.

O calendário biodinâmico é basicamente baseado na movimentação da lua ao redor da terra, no seu ciclo de 27 dias, em sua passagem através dos doze signos (regiões) do zodíaco.

A lua transmite forças cósmicas à terra e aos diferentes seres que a habitam. Esta força influencia as marés, o ciclo menstrual das mulheres, as plantas e tudo constituído pelos cinco elementos básicos que combinam-se na formação da proteína animal e vegetal, sendo eles o Nitrogênio e seus quatro irmãos (Carbono, Oxigênio, Hidrogênio, Enxofre).

Em cada um desses 27 dias, falando especificamente das plantas, a lua transmite estímulos cósmicos que atuam sobre o desenvolvimento de seus diferentes órgãos constituintes (raíz, caule, folhas, frutos e flores), que manifestam efeitos benéficos sobre eles.

DIAS E HORAS COM EFEITO SOBRE A RAÍZ:

Escolha os dias e horas em que a lua se posiciona nas constelações ligadas ao elemento terra (touro, virgem e capricórnio) para o plantio de raízes e tubérculos cuja produção se desenvolve dentro do solo. Ex: Beterraba, cenoura, batata, cebola, etc.

Esses dias trazem bons resultados e uma melhor qualidade de armazenamento.

DIAS E HORAS COM EFEITO SOBRE FOLHAS E CAULES

Escolha os dias e horas em que a lua se posiciona nas constelações ligadas ao elemento água (peixes, câncer e escorpião) para o plantio e melhor aproveitamento de fohas e caules. Ex: couve, espinafre, chicória, hortelã, cana de açúcar e pastagens forrageiras.

Para o transplante, escolha a lua descendente.

Dias de folha não são propícios para colheita, pois se decompõe rapidamente. Recomenda-se os dias de flor ou fruto.

DIAS E HORAS COM EFEITO SOBRE AS FLORES:

Escolha os dias e horas em que a lua se posiciona nas constelações ligadas ao elemento ar (gêmeos, libra e aquário) para o plantio e melhor aproveitamento das flores. Ex: brócolis, couve flor, alcachofras, capuchinhas, etc.

DIAS E HORAS COM EFEITO SOBRE OS FRUTOS::

Escolha os dias e horas em que a lua se posiciona nas constelações ligadas ao elemento fogo (áries, leão e sagitário) para o plantio e melhor aproveitamento de frutíferas.
Ex: tomate, banana, berinjela, abóboras, jiló, etc.

Dias em leão especialmente para plantas que produzem sementes, ex: linhaça, chia, gergelim, amaranto, girassol, etc.

Fonte: Calendario Biodinámico Agrícola e livro Fundamentos da Agricultura Biodinâmica – Rudolf Steiner

Referências
http://www.biodynamics.in/Rhythm.htm

Esta entrada foi publicada em Agricultura, Dokus, Livros, Orgânico, Permacultura, Portugues, Tratamento Plantas e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta