Foto Galeria | Casas Adobe – COB – Superadobe – parte 7

Agradeçemos o Fonte: Green Anarchy – Por uma vida mais simples

Conhecer mais detalhes sobre o Superadobe. Aqui no Brasil tem gente testando a técnica, especialmente os grupos de Permacultura e Bioconstrução. Há uma versão tupiniquim, que utiliza sacos de cebola ou batatas, opção que reduz custos e simplifica o processo.

A arquitetura em Superadobe pode soar estranha para muitos de nós. As casas construídas em superadobe eram circulares, com abóbadas que possibilitavam a construção da casa inteira com um único material e técnica. Se imaginarmos a dificuldade de levar materiais para a lua, por exemplo, fica mais fácil conceber a ideia. Bastaria incluir na nave espacial uma grande bobina de saco plástico e, na Lua, preencher sacos e mais sacos com solo do nosso satélite natural. Ficou mais simples?

Construir com terra gera habitações saudáveis, que não expõem moradores a químicos tóxicos que agem devagar e continuamente, causando doenças como dores de cabeça, problemas respiratórios e até câncer. Há estudos que tratam dos danos provocados pelo aumento da diversidade de materiais industrializados que colocamos em nossas casas. As casas de terra respiram, trocam ar com o ambiente externo, são termicamente confortáveis, muito duráveis e seguras também.

O assunto do momento é o aquecimento global e nos lembramos dos grandes vilões, os automóveis, e não nos damos conta do quanto as casas contribuem para o agravamento da situação. Já pensou em quanta energia se gasta para produzir e transportar os materiais de construção, usados corriqueiramente, como tijolos cozidos e cimento?

Esta entrada foi publicada em Adobe, Architektur, Arquitetura, Barro, Bauen, Construção, Educação, Fotos, Lehmbau, Permacultura, Portugues e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta