Foto Galeria | Casas Adobe – COB – Superadobe – parte 4

Agradeçeoos a Fonte: Green Anarchy – Por uma vida mais simples

Bioconstrução – PDF:
http://www.mma.gov.br/estruturas/sedr_proecotur/_publicacao/140_publicacao15012009110921.pdf

Pise suavemente nesta terra… Imagine ter uma casa de COB, sem nenhuma dívida!

Construção com terra tem longa e bem sucedida história. O “COB” é fácil de aprender, não requer nenhum equipamento sofisticado, usa materiais locais e pode ser feito em pequenos lotes como o tempo permite – tornando-se extremamente acessível a uma ampla gama de pessoas! Pesquise: Técnica Cob-Building!

O “Cob” é mais resistente a abalos sísmicos e ao fogo, pode ser usada por populações mais carentes porque custa pouco (especialmente se os materiais estiverem disponíveis no próprio terreno), é bonito e dispensa o uso de fôrmas de madeira, já que os “pãezinhos” são empilhados sem a necessidade de amparo artificial, o que poupa muitas árvores de serem cortadas para virar forma descartável para a construção civil!

O ferro cimento é uma mistura de cimento, areia e água aplicada numa malha de arame, técnica que além de econômica tem muitos outros benefícios, tais como: ser a prova de fogo, ser resistente a terremotos, ser anti-ferrugem e que exige também pouca ou nenhuma manutenção. O ferrocimento artesanal pode ser uma boa na hora de construir. https://www.youtube.com/watch?v=2J14mVB3VYs https://www.youtube.com/watch?v=Chc-k9D9Ye4

Hoje, a construção de sua casa, com SUAS MÃOS, é a exceção à regra. É quase inédito construir com materiais locais. Em vez disso, as casas são construídas por especialistas que usam ferramentas e materiais caros, transportados por longas distâncias, com grande custo ecológico. O número médio de membros em domicílios dos EUA caiu mais da metade nos últimos 50 anos. No entanto, durante o mesmo período de tempo, os tamanhos médios das casas mais do que duplicou. Estamos mais confortavelmente alojados do que em qualquer outro momento da história, mas escravizados pelos pagamentos (a palavra “hipoteca” signfica “contrato de morte”). Felizmente, nós temos outras opções!

Há muito preconceito com as casas construídas com técnicas sustentáveis. Alguns falam que é “casa de pobre”. Isso, sim, é exemplo de “pobreza de espírito”. Sabendo utilizar as técnicas de bioconstrução, essas casas são resistentes, duráveis e possuem grande isolamento térmico e acústico. Um luxo só!

Casa em Terra Crua e fardos de palha, composta por terra, argila e água! As construções feitas com terra crua apresentam um excelente conforto térmico, mantendo a temperatura e a umidade relativa do ar estáveis ao longo do ano dentro dos ambientes construídos. Uma construção sustentável utiliza materiais e técnicas próprias de seu lugar, demanda pouca energia para sua construção e demonstra enorme respeito ao meio na qual está edificada; fazendo assim parte do amplo leque das construções sustentáveis.

Esta entrada foi publicada em Adobe, Architektur, Arquitetura, Barro, Bauen, Construção, Educação, Fotos, Lehmbau, Permacultura, Portugues e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta