Cozinhar alimentos sem carvão ou lenha

O novo grelhador solar poderá revolucionar a maneira como cozinhar

O novo grelhador solar desenvolvido pelo professor do MIT (Massachusetts Institute of Tecnology), David Wilson, poderá revolucionar a maneira como fazemos grelhados. A invenção armazena calor e permite a sua utilização mesmo quando já não há sol, trazendo grandes benefícios também para aqueles que em países em desenvolvimento dependem de madeira para cozinhar todas as refeições.

churrasqueira solar nigéria grelhador solar

Fazer churrascos é um dos maiores passatempos, mas certamente não é uma prática muito sustentável, tendo em conta que o carvão ou a lenha emitem uma quantidade considerável de poluentes que prejudicam a qualidade do ar, provocando doenças respiratórias. Para além das doenças, nos países em desenvolvimento, o aumento da taxa de desmatamento e as mulheres que são violadas enquanto procuram madeira são problemas que necessitam de solução.

“Já existem muitos exemplos de fornos solares”, diz Wilson, “mas surpreendentemente não há muitos que usem o armazenamento do calor latente [ou seja, aquele que “sobra”] como um atributo para cozinhar os alimentos.”

grelhador solar wilson solar grill

Foi após passar uma temporada na Nigéria, onde ainda se usa lenha para cozinhar os alimentos, que David criou o Wilson Solar Grill. Este grelhador solar não só cozinha alimentos quando o sol brilha durante o dia, como também armazena energia para que se possa cozinhar durante a noite. Consegue fazer isto porque armazena energia térmica para até 25 horas de uso, alcançando temperaturas de 230ºC.

Para mais informações acerca deste grelhador solar, aqui ficam os contactos do Prof. David Wilson:

David Gordon Wilson
MIT room 3-256
Cambridge, Massachusetts 02139, USA

Esta entrada foi publicada em Agricultura, Arca Daniel, Culinária, Dokus, Energie, Essen, Portugues, Saúde, Videos e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta