5 Livros | Manejo de Produtos Agroflorestais

Manejo de Produtos Florestais Não Madereiros: Manual com sugestões para manejo participativo em comunidades da Amazônia. PDF:
http://www.cienciamao.usp.br/dados/pdf/_manejodeprodutosfloresta.arquivopdf.pdf


Cartilha produzida para os cursos gratuitos que o IPOEMA realiza em escolas públicas no âmbito do Projeto Águas do Cerrado. PDF:
http://ipoema.org.br/aguas/wp-content/uploads/2015/03/Cartilha_SAF_Final_web.pdf

http://ipoema.org.br/aguas/downloads/cartilha-jardins-agroflorestais/


Apresenta os Sistemas Agroflorestais como alternativa para a construção de agricultura ética baseada no saber dos “povos das florestas”.
https://biowit.files.wordpress.com/2010/11/dissertac3a7c3a3o_final_pp.pdf

https://biowit.wordpress.com/


O Renascer da Agricultura – Ernst Götsch. PDF:
http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/09/O-Renascer-da-Agricultura.pdf
Neste chão tudo dá. Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=dvv85bE_7HY
Técnicas da agricultura moderna combinadas com o uso de pesticidas e fertilizantes minerais levam à perda da fertilidade do solo. A agricultura itinerante praticada por agricultores tradicionais também não é mais viável pois, devido a pressão populacional, os períodos de recuperação dos solos tornaram-se cada vez menores. Alternativa possível á agricultura convencional é a agrossilvicultura. Apesar das tentativas de se adaptar a agrossilvicultura tradicional á agricultura moderna, não houve avanço no desenvolvimento de uma forma sustentável.


O Ebook conta com design simples, de fácil leitura com várias figuras para melhor entendimento.
https://drive.google.com/file/d/0B7sDODfpRrHpa21QeThGRXFySGM/edit?pli=1


Plantas se comunicam!
Uma via superrápida para tráfego de dados, que coloca em contato uma grande população de indivíduos diversos e dispersos. Essa via facilita a comunicação e colaboração entre os indivíduos. Parece uma descrição da internet, mas estamos falando de fungos – formados de um emaranhado de pequenos filamentos conhecidos como micélio. O solo está cheio desta rede de micélios, que ajuda a “conectar” diferentes plantas no mesmo solo. Cientistas estudam a forma como as plantas usam essa rede de micélios para trocar nutrientes e até mesmo para “se comunicar”. Em alguns casos, as plantas formam até mesmo uma união para “sabotar” outras espécies invasoras de plantas, liberando toxinas na rede. Cerca de 90% das plantas terrestres têm uma relação simbiótica com fungos, que é batizada de micorriza. Com a simbiose, recebem carboidratos, fósforo e nitrogênio dos fungos, que também as ajudam a extrair água do solo. Processo importante no desenvolvimento das plantas.
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141128_vert_earth_internet_natural_dg


Agrofloresta, a resolução simple para recuperar o meio ambiente.

Green Anarchy – Por uma vida mais simples

Esta entrada foi publicada em Agricultura, Agrofloresta, Dokus, Educação, Ernst Goetsch, Livros, Orgânico, Permacultura, Portugues, Tratamento Plantas e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta