3 Videos | Agroflorestais com Ernst Goetsch

Fragmento de curso ministrado por Ernst Götsch no Sítio Semente

O Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA) foi coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, e apoiou iniciativas de aprendizagem sobre novos modelos de preservação, conservação e uso racional dos recursos naturais da Amazônia e da Mata Atlântica, visando a melhoria da qualidade de vida das populações locais.

Esta série de vídeos dirigidos por Bruno Carneiro traz sete episódios que mostram experiências participantes do PDA em várias regiões do país, e um com entrevistas sobre o início do PDA, seus mecanismos de funcionamento, metas e desafios, resultados e expectativas para o futuro.

Sistemas agroflorestais são um modo de produção que concilia, na mesma área, espécies agrícolas de ciclo curto, como o milho, de ciclo médio, como a mandioca, com espécies arbóreas nativas e espécies frutíferas. Sem usar fogo nem agrotóxicos, melhora-se a produção e a saúde das plantas.

Para saber mais sobre este projeto, entre em contato com:
Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá
www.centrosabia.org.br
(81) 3223-3323/7026

Sobre o Subprograma Projetos Demonstrativos:

“Criado em 1995, o PDA entrou em operação em 1996, ano em que se iniciou o apoio aos primeiros projetos, e terminou em 2013. Sua construção resultou de um processo de negociação envolvendo o Governo Brasileiro, organismos de cooperação internacional representando os países do G7 e as redes de ONGs e Movimentos Sociais da Amazônia (GTA) e Mata Atlântica (RMA). Implementado pelo Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais (PPG7), recebeu apoio principalmente da Cooperação Internacional Alemã e teve como principais desafios demonstrar, por meio de experiências inovadoras, a possibilidade efetiva de construção, em bases socioambientais, de estratégias de promoção do desenvolvimento sustentável e, a partir dos aprendizados produzidos por estas experiências, estimular a formulação de políticas públicas que contribuam para a difusão e incorporação destas estratégias por outras comunidades, organizações e instituições governamentais.

“Com essa orientação foram apoiadas iniciativas na Amazônia, na Mata Atlântica e em seus ecossistemas associados. Os projetos desenvolveram ações nas áreas de sistemas agroflorestais e recuperação ambiental, manejo de recursos florestais, manejo de recursos aquáticos e preservação ambiental. No processo de implementação das experiências, em sua maioria inovadoras, muitas foram as lições aprendidas pelas instituições executoras e parceiras dos projetos e pela Secretaria Técnica. O PDA tem, em sua concepção, o entendimento de que está na sociedade civil e nos movimentos sociais grande parte do campo de inovações socioambientais, base para a construção de processos de desenvolvimento pautados em novos paradigmas.”

Documentario, inspirado por Luc Vankrunkelsven sobre experiências com SAF’s (Sistemas Agroflorestais) e Juçara (*Euterpe edulis*) em Rio Pomba – MG.

Mais videos no site: http://lebresilmarcioetmoi.weebly.com

Esta entrada foi publicada em Agricultura, Agrofloresta, Dokus, Ernst Goetsch, Orgânico, Permacultura, Portugues, Tratamento Plantas, Videos e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta