Brinquedos de Bambu

Tipos de brinquedos e sua importância

Os brinquedos são fundamentais para a saúde psíquica de sua Ave Companheira mas não substituem o contato com as pessoas da casa. Eles são uma forma necessária de estímulo principalmente quando estiverem sozinhas. Este aspecto é normalmente negligenciado por proprietários de Aves.

É comum, no início da relação com a ave uma atenção diária e mais constante, todavia, a medida que o tempo passa a ave vai ficando cada vez mais tempo dentro da gaiola e com menos estímulos. Se a ave por ventura desenvolver alguma alteração de comportamento aí seu destino muitas vezes é o desinteresse e isolamento cada vez maior.

É preciso conhecer os principais materiais adequados, tipos de brinquedos, suas funções e como usá-los.

Materiais adequados para os brinquedos

Primeiro é importante ter atenção aos materiais utilizados nos brinquedos. Madeira, couro, bambu, papelão, sisal e plásticos duros são adequados. Tenha cuidado com linhas que podem se prender nas patas ou no pescoço da ave, sinos que possibilitem que a ave prenda seu bico, brinquedos com tintas ou produtos químicos utilizados quando não conhecer sua toxicidade para a ave.

Principais tipos de brinquedos e sua função

1 – Para Mastigar – São feitos para serem destruídos. Podem ser confeccionados de couro, sisal, madeira, bambu, argila. Existem em diversos formatos e associações de materiais. (

2 – Para Criar desafios ao se alimentar – A intenção é que sua ave utilize parte de seu tempo para conseguir comer sua guloseima preferida. Ou seja, que faça esforço para ser recompensada. Para isto temos que identificar quais alimentos são mais apreciados pela ave e utilizá-los preferencialmente associadas ao brinquedo.
Fazem parte destes brinquedos as “pequenas gaiolas de arame” para se colocar alimentos, pedaços de madeira com furos no interior para colocarmos sementes, “pequenas sacolas” de couro para sementes ou frutas, etc. (

3 – Para se movimentar/agitar – A intenção e proporcionar esforço físico e movimento. Fazem parte deste grupo os balanços, bolinhas para serem arrastadas ou para se equilibrarem em cima, escadas e as cordas com nós.  Ao adquirir esteja atento ao material e ao tamanho para que sejam adequados à sua Ave Companheira. (

Outros brinquedos podem ser apreciados como espelhos para refletir, gravetos e galhos para bicar e brinquedos que estimulam a ave a pensar como caixas que promovem desafios para serem abertas, quebra cabeças, entre outros.

Como usar os brinquedos

Devemos ter em mente que aves diferentes gostam de brinquedos diferentes. Inicialmente uma ave mais assustada pode ficar amedrontada com um brinquedo muito grande, outras irão preferir brinquedos para mastigar de madeira, outras de couro ou bambu. Algumas se sentirão desafiadas a procurar sementes no interior de uma pequena sacola enquanto outras irão gostar de subir escadas ou se equilibrar em pequenas bolas. Ou seja, são inteligentes e fazem escolhas diferentes. Por esta razão é preciso:

1 – Estar sempre atento ao comportando de sua ave na intenção de identificar suas reações e escolhas
2 – Ter a disposição brinquedos de tamanhos, materiais e funções diferentes
3 – Trocar os brinquedos a cada semana e observar o comportamento da ave. Devemos fazer um rodízio com os brinquedos pois isto evitaria que se entediassem com os brinquedos disponíveis.
4 – Trocar os brinquedos que forem sendo desgastados ou se por ventura apresentarem pontas de arame, linhas soltas ou qualquer possibilidade de machucar a ave
5 - Ir colocando os brinquedos de maneira gradativa e respeitosa com a ave. Inicialmente podemos segurar o brinquedo na mão e permitir que a ave veja. Posteriormente colocamos do lado de fora da gaiola e observamos se ela irá se interessar para depois colocar no interior da gaiola. Pode ser que a ave leve um tempo até se aproximar do brinquedo e “experimentá-lo”.
6 – Não lote a gaiola com brinquedos. Ofereça 1 ou 2 de cada vez, de preferência com funções diferentes.

Fonte: http://www.avecompanheira.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=65&Itemid=38


Category: Brinquedos  Tags:
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.You can leave a response, or trackback from your own site.
One Response
  1. Serp says:

    Wow, fantastic blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your website is great, as well as the content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*
To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
Click to hear an audio file of the anti-spam word